museu_lo

Localização

História
Acervo
Fotos
Downloads
Artigos
Equipe

Links

ufrgs_lo


 

historia


museu_lo Em 1991, um grupo de alunos encontrou alguns motores abandonados nos porões da Escola de Engenharia da UFRGS. Dentre eles, um raro motor estacionário Otto, hoje com 110 anos, uma verdadeira relíquia na história da mecânica.  Os motores iriam ser sucateados;  os alunos, então, interessaram-se em restaurá-los. Surgia assim o embrião do que viria a ser o Museu do Motor. inaugura94

          No início, os alunos encontraram grandes dificuldades para realizar seu trabalho, pois os motores se encontravam em péssimo estado de conservação e havia falta de recursos. Contando com o apoio empresarial (na forma de doações de ferramentas e material de oficina em geral), de associações como a Veteran Car Club do RS (doações de peças para os  motores que viriam a ser restaurados), além do apoio de pessoas interessadas no trabalho, conseguiram, no dia 1º de setembro de 1994, inaugurar oficialmente o Museu do Motor, após seu reconhecimento legal em cartório.  carro199


          Dessa época até os dias de hoje, o Museu do Motor ampliou sua gama  de atividades através da criação  da  Oficina do Museu, da promoção de exposições de automóveis, da divulgação da engenharia mecânica para os alunos de ensino médio e fundamental, através de palestras e demonstrações, além de oferecer cursos de extensão para alunos da UFRGS. O Museu teve ainda, de 1997 até 2003, sua própria equipe de competição de mini baja, a “Otto Boys”, que participava das competições nacionais de construção e corrida de carros deste tipo.


          Atualmente o Museu  busca parceria com empresas e  instituições de forma a ampliar  seu  ramo de atividades visando a constante atualização tecnológica do grupo e ampliação de seu espaço físico e acervo.

a_parobe

Sede do curso de Engenharia Mecânica da UFRGS

O acervo do Museu está distribuído entre o saguão principal do prédio, a sala 201 e o Laboratório de Motores, coordenado pelo professor Pedro Mello.

Algumas Reportagens sobre o Museu
Data Notícia Jornal
desconhecida “Alunos recuperam motores antigos” Zero Hora
25/08/94 “Museu do Motor exibe peças de 100 anos” Zero Hora
16/12/96 “UFRGS mostra 60 carros antigos” Correio do Povo
19/12/96 “Museu do Motor preserva a história” Zero Hora
28/07/97 “Exposição de carros mostra paixão por máquinas” Zero Hora
19/05/2003 “UFRGS recebe a comunidade” Zero Hora