histideal.jpg

historia.jpg

  

        O conceito para o Aeromóvel é advindo da necessidade de se buscar novos paradigmas para o transporte público, em que um novo sistema que pudesse agregar uma série de características orientadas à funcionalidade e praticidade, pudesse ser implementado no Brasil e também no exterior, fomentando a indústria e engenharia nacionais.aeromovel-noite1.jpg

        Concebido, projetado e desenvolvido no Brasil por Oskar Coester - presidente do Grupo Coester S/A, tradicional desenvolvedor de tecnologia marítima à época - o Aeromóvel teve uma longa trajetória de desenvolvimento, passando adequadamente por todas as etapas seqüenciais de um projeto de engenharia desse porte. Desde sua concepção, passando por pequenos modelos até a sua maturação em um sistema em escala, teve o envolvimento de inúmeras entidades de pesquisa brasileiras, dentre elas a própria Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que exerceria papel notadamente expressivo, através de apoio dado pela FINEP. Foram realizestacao.jpgados estudos desde 1980 até 1987, que corroboraram a viabilidade técnica do projeto, identificando os nichos de mercado nos quais o mesmo se inseriria mais eficientemente. 

        Patenteado em inúmeros países, o Aeromóvel foi instalado em Porto Alegre - o “projeto-piloto” - em 1983; e também em Jakarata, Indonésia, em 1989; sendo esta atualmente a única linha comercial deste sistema em operação em todo o mundo. A linha de Porto Alegre compreende duas estações espaçadas entre si em ~750m, em um percurso total de 1,1 quilômetro. Em Jakarta têm-se uma linha de 3,5 km que atravessa um parque ecológico (Taman Mini).


Sinopse da Cronologia do Aeromóvel 

Data

Fato

1959

Rubem Berta, presidente da VARIG, conversa com Coester em Seattle (EUA), surge então a motivação para a concepção de um novo sistema de transporte.

1977

Primeiro protótipo: um rudimentar veículo para um tripulante percorria um trecho de 30 metros.

1980

Na Feira de Hannover, Alemanha; um protótipo maior (16 passageiros sentados) foi sucesso absoluto no evento, transportando 18.000 pessoas em 9 dias.

1983

É inaugurada linha-piloto em Porto Alegre.

1987

A linha-piloto é equipada com controle automatizado de operação e são adicionadas ao trecho uma seção curva, um desvio, uma rampa e outra estação.

1989

É inaugurada na Indonésia a primeira linha comercial do Aeromóvel.

 


hannover.jpg

O Aeromóvel na Alemanha em 1980, sob forte nevasca, fazendo conhecer o nome do Brasil no exterior, também por suas realizações tecnológicas.

jak89.jpg

Taman Mini


           Voltar à página do Museu do Motor.

Voltar à página do Aeromóvel.